Da Ascom
O jovem talento do voleibol tocantinense, nascido na Capital Palmas, João Noleto, de 23 anos, segue a escrever uma linda história na modalidade, tanto Brasil quanto no exterior. Ele já soma passagens por Portugal e França e após o sucesso na Europa, agora está pronto para embarcar em uma nova jornada, desta vez, pela Joinville Vôlei, na Superliga 2024/2025. Noleto é filho da Supervisora da Central de Custódia de Vestígios de Palmas, Maria Valdenia Rodrigues Noleto.
Trajetória
João Noleto iniciou sua carreira em 2014, no Tocantins, durante os jogos Escolares infantis do Estado, onde representou as Escolas Municipal Darcy Ribeiro e Estadual São José. Na ocasião, o jovem atleta logo se destacou em quadra, conquistando seu primeiro título estadual aos 15 anos de idade. Em 2016/2017, ele participou da modalidade de quadra e de areia, onde sagrou-se campeão nacional dos jogos escolares da Juventude e foi vice-campeão, respectivamente.
Já entre os anos de 2018 e 2020, ele representou o time de Suzano e garantiu seu lugar no pódio como campeão regional. Em 2021, vestiu a camisa do Niteroi na Superliga B. em 2022, aos 21 anos, deu mais um passo, tornando-se atleta profissional da Superliga A, defendendo o Farma Conde São José.
Europa
Em 2023, Noleto partiu para Portugal para representar um dos principais times da primeira Liga Portuguesa, A. J fonte de Bastardo, conquistando o vice-campeonato e destacando-se como um dos principais pontuadores da equipe. Em seguida, ele assumiu o desafio de jogar pelo AS Cannes, no sul da França. E mais uma vez, Noleto brilhou, ajudando o time a conquistar o título de campeão Nacional da Liga B Francesa, garantindo 10 prêmios de MVP ao logo do campeonato. Seu desempenho chamou a atenção do Joinville que o contratou para a temporada 2024/2025, da Superliga Brasileira. Noleto foi um dos principais reforços do Cannes, na temporada 2023/2024. Com sua contribuição, a equipe foi campeã e garantiu vaga na elite do voleibol francês, após dois anos na A2. (Fonte: Alô Esporte).