Da Ascom
Peritos oficiais Criminais do Tocantins, da área de balística, participaram de um treinamento entre a última quarta-feira, 26, e esta sexta-feira, 28, que visa a inserção do Estado no Banco Nacional de Perfis Balísticos (SINAB). O curso faz parte da última etapa para a implantação do sistema e representa um avanço significativo para a segurança pública da região.
O superintendente de Polícia Científica do Tocantins, Alexandre Agrelli, destacou a importância do Sinab para a segurança do Estado. “O novo sistema fornecerá subsídios fundamentais para ações de apurações criminais, contribuindo para a elucidação da autoria e a correlação de crimes cometidos com a mesma arma de fogo. O que nos permitirá fazer um trabalho de perícia muito mais eficiente”, afirmou Agrelli.
O treinamento e a posterior inclusão do Instituto de Criminalística do Tocantins no SINAB é um momento único para a Perícia Oficial do Estado. ‘Estamos vivendo um momento ímpar na história do Instituto de Criminalística do Tocantins com o recebimento destes equipamentos do Sinab e a capacitação da equipe de Peritos Oficiais e do corpo administrativo. Acreditamos que muito em breve, estaremos inseridos em um cenário Nacional e internacional quando o assunto for relacionado ao Laboratório de Balística, na elucidação de crimes envolvendo exames periciais no nosso laboratório. Então é muito positivo esse momento que estamos vivendo’, pontuou a diretora do Instituto de Criminalística do Tocantins, Perita Oficial Milene Mendonça de Souza Magalhães, ainda durante a primeira fase do treinamento ocorrido em junho deste ano.
SINAB
O SINAB é um Sistema Nacional que tem como objetivo integrar todas as unidades da Federação e a Polícia Federal, criando uma rede eficiente de comparação entre os elementos de munição, como projéteis e estojos, provenientes de armas de fogo utilizadas em crimes e que estão armazenados em um banco nacional. Além da capacitação, o Tocantins também recebeu um novo equipamento para análise balística, cedido pelo Ministério da Justiça.
Na capacitação, que terminou nesta sexta-feira, 28, os Peritos aprenderam o funcionamento detalhado do sistema SINAB, bem como os protocolos necessários para a correta inserção dos vestígios de munição no banco de dados, e o manuseio adequado do equipamento utilizado para essa análise balística. Esta fase foi ministrada por técnicos da Secretaria Nacional de Segurança Pública Rodrigo Londi e Patrícia Bonilha. Participaram do treinamento os Peritos tocantinenses: Marcelo Fava, Marcelo Diniz, Roberto Ferraz e Valéria Viana. (Com informações da Ascom da SSP-TO).