Da Ascom
O presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Tocantins (Sindiperito), Perito Oficial Criminal Silvio Jaca, participou na tarde desta terça-feira, 7, do programa "Você em Foco", da rádio 105 FM. Ele foi entrevistado pelos apresentadores da atração, Comandante Rodrigo Lacerda e Cacau Ferreira, no quadro “Produzindo Provas”, que ele participa todas as quartas-feiras e aborda temas relacionados a Perícia Criminal e a Segurança Pública.
Hoje (07/06), foi abordado por Silvio Jaca o tema: crimes cibernéticos, ou atividades criminosas que têm como alvo uma rede de computadores ou dispositivos conectados à rede, como smartphones.
O Perito passou diversas orientações de prevenções para os ouvintes evitarem golpes e também sobre o que fazer em caso de se tornar vitima. Vale ressaltar que esses criminosos, em sua maioria, agem visando lucro como desvio de dinheiro de contas bancárias, clonagem de cartões, emissão de boletos falsos, simulação de sequestro e golpes como da ‘novinha’ em que a vítima é atraída para um suposto relacionamento e troca de nudes. No chamado golpe das ‘novinhas’, os criminosos começam a enviar fotos íntimas para a vítima, que em alguns casos também envia nudes, ou até realizam chamadas de vídeo pelas redes sociais. Com as capturas de tela, da troca de nudes ou chamadas de vídeo, o golpista alega que a pessoa que enviou as imagens era, na verdade, menor de idade.
A partir disso, os criminosos utilizam outro número para entrar em contato com a pessoa – às vezes se passando pelos pais do menor de idade – e começam a extorsão, exigindo dinheiro para não denunciarem as vítimas do golpe por corrupção de menores.
Neste caso, ressalta o Perito, ‘o correto é procurar a polícia judiciária e comunicar que está sendo vítima de uma extorsão e não ceder em entregar dinheiro’, alerta.
Orientações
O Perito alertou para os cuidados que uma vez tomados, podem evitar dores de cabeça. Conforme Silvio Jaca, nos casos de clonagem de cartões, o correto é a vitima entrar em contato imediatamente com o banco e pedir o bloqueio do cartão e estorno dos valores pagos pela compra, além de registrar ocorrência e comunicar a autoridade competente para prosseguir com as investigações.
Já sobre o golpe de sequestro, aquele em que o criminoso simula ter capturado alguém próximo e começa a exigir valores, Silvio disse que ‘é importante tomar cuidados como dizer que o sinal está ruim, desligar e ligar para o parente supostamente seqüestrado e nunca depositar dinheiro em conta de terceiro. Manter a calma também é importante, pois muitas pessoas no desespero acabam caindo nessas armadilhas’, destaca o Perito Criminal.