Da Ascom
Peritos Oficiais Criminais e servidores administrativos do Núcleo Especializado de Balística Forense do Tocantins concluíram nesta sexta-feira, 22, a primeira etapa do curso para inclusão do Tocantins no Sistema Nacional de Análises Balísticas (Sinab), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Nesta etapa do treinamento, oferecido pela empresa fabricante do Sistema Ultra/Iafis, teve como objetivo ensinar a manusear os equipamentos.
Já a segunda etapa do curso será disponibilizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e terá como objetivo fazer o treinamento dos protocolos para inclusão de evidências e terá inicio no dia 30 deste mês com previsão de término entre os dias 26 a 28 de julho.
Para a diretora do Instituto de Criminalística do Tocantins, Perita Oficial Milene Mendonça de Souza Magalhães esse é um momento ímpar na história do Instituto. ‘Estamos vivendo um momento ímpar na história do Instituto de Criminalística do Tocantins com o recebimento destes equipamentos do Sinab e a capacitação da equipe de Peritos Oficiais e do corpo administrativo. Acreditamos que muito em breve, estaremos inseridos em um cenário Nacional e internacional quando o assunto for relacionado ao Laboratório de Balística, na elucidação de crimes envolvendo exames periciais no nosso laboratório. Então é muito positivo esse momento que estamos vivendo’, destacou a Diretora.
Na avaliação da coordenadora do Núcleo Especializado de Balística Forense do Tocantins do Instituto de Criminalística do Tocantins, Perita Oficial, Valéria Viana Barbosa, ‘esse curso é um marco. O Tocantins fará parte do Banco Nacional de Análises Balísticas, e poderemos otimizar os confrontos balísticos tanto com relação aos crimes cometidos no Estado quanto em outros lugares da federação, fazendo cruzamento de evidências’, afirmou a Perita.
Entenda
O sistema já é utilizado para investigação criminal em 12 Estados e na Polícia Federal. Com ele, o trabalho da Polícia Científica do Tocantins, em breve, passará por modernização que permitirá mais agilidade nos trabalhos periciais. Isso porque será implantado no Estado o Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab).
Com o novo sistema o Tocantins poderá fornecer e receber informações estratégicas para auxiliar nas investigações criminais e correlacionar crimes que envolvam armas de fogo em todo o País. Será possível, por exemplo, saber se uma arma usada para roubo de banco no Estado já foi utilizada em outros crimes fora do Tocantins.
Participaram desta etapa do curso:
- Valéria Viana Barbosa
- Alline Lacerda Gonçalves Brandão
- Tereza Gorete Fortaleza de Sousa
- Marcelo Diniz da Cunha
- Marcelo Fava Figueira
- Roberto Ferraz Consales