Perito Oficial José Francisco Valim de Almeida, do Tocantins, conclui curso de Especialização em Documentoscopia oferecido pela Academia Nacional de Polícia da Polícia Federal

14/12/2023 06/02/2024 16:21 588 visualizações

Da Ascom

A Academia Nacional de Polícia da Polícia Federal - ANP realizou o III Curso de Especialização em Documentoscopia, lançado através do Edital nº. 008/2021. Foram oferecidas vagas para Peritos da Polícia Federal e também para Peritos Oficiais das Polícias Científicas estaduais, com abrangência Nacional,  sendo inicialmente 03 (três) vagas destinadas a Peritos Oficiais das Unidades Federativas do Brasil, sendo limitada 1 (uma) vaga por unidade da federação, por ordem de classificação. O Perito Oficial Criminal José Francisco Valim de Almeida, do Núcleo Especializado de Documentoscopia Forense, representou a Polícia Científica do Tocantins, no curso realizado em Brasília entre os meses de março de 2022 a setembro de 2023.

O curso ofereceu atividades online e presenciais na sede da ANP e Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal em Brasília, com a realização de pesquisas, aulas práticas e atividades em laboratórios abordando tópicos avançados em análise forense de documentos, processos gráficos, métodos e instrumentação em documentoscopia, grafoscopia e produção de laudos periciais com metodologia técnico-científica. 

Segundo o Perito Oficial, ‘o curso possui grande relevância devido ao quadro de professores ser formado por Peritos Oficiais mestres e doutores que são referência nacional e internacional em Documentoscopia Forense. Foram abordados temas de grande importância como, por exemplo, perícias em documentos digitais diante do desenvolvimento das tecnologias digitais que possibilitam a assinatura digital, digitalizada e/ou eletrônica de documentos, processos de desenvolvimento de documentos de segurança nacionais e internacionais, grafoscopia avançada e outros’, disse.

Ainda segundo o Perito, ‘o curso foi uma grande oportunidade para adquirir novos conhecimentos técnicos, conhecer e aprender com a realidade da perícia documentoscópica da Polícia Federal e compartilhar experiências com os peritos oficiais de diversos Estados do país’, concluiu.