Da Ascom
Os Peritos Oficiais da Polícia Científica do Tocantins, Raquel Freitas, Luciane Barbosa, Rafael Tagori, Cleudson Araújo, Marcilene Reis, Tito Lustosa, Fábio Lana participaram do Curso de APH Tático - Atendimento Pré-hospitalar Tático. O curso que durou 54 horas, com maioria das aulas práticas, teve início na segunda-feira passada, dia 12, e termina hoje (19/09). Os instrutores São membros da Força Nacional e vieram para ministrar o curso para as polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros.
Conforme os Peritos, foram ensinadas, durante o curso, técnicas de primeiros socorros em áreas de combate, aplicação de torniquete, preenchimento e empacotamento de feridas hemorrágicas, como também técnicas de resgate de feridos de ambiente de confronto e como carregar a vítima de forma rápida e colocá-la no veículo ou aeronave e como a vítima deve ser monitorada durante o trajeto.
O curso de APH Tático teve como objetivo qualificar os operadores de segurança pública que atuam em missões nas diversas configurações de trabalho onde possa ocorrer eventos de confronto e consequentemente lesões. A finalidade é preparar o profissional tanto para o seu autoatendimento quanto para atuar em socorro de outros operadores que estejam na equipe. A rapidez da ação de APH tático visa o atendimento imediato afim de evitar, se possível, sequelas e/ou morte pelo lapso temporal do deslocamento para o primeiro atendimento hospitalar, diminuindo assim o número de óbitos evitáveis em decorrência de missões operacionais realizadas pelos servidores da segurança pública.
As atividades ocorreram, em Palmas, na ESPOL e também no clube de tiro, sendo finalizadas no Hangar de Aeronaves do Estado, no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, a parte prática de transporte de vítimas feridas.