Da Ascom
Perito Oficial Biólogo do Tocantins, Tiago Battisti Scapini, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Tocantins (PPGBec/UFT - Porto Nacional), em “Entomofauna associada a cadáveres humanos do Instituto Médico Legal do Tocantins (IML/TO)”, e a mestranda Mariana Vaz, ministraram nessa segunda-feira, 22, um mini curso sobre entomologia forense, para um grupo de alunos de graduação do campus daquele município.
Também colaboraram com o mini cruso os alunos de pós-graduação, Nicole O. Kavalarski, Graduanda do curso de Ciências Biológicas, da UFT e Silvestre Santos Carvalho, graduando de Ciências Biológicas do IFTO de Araguatins, no norte do Estado.
O curso de 6h aulas ofertado pelo programa Biodiversidade, Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Tocantins (PPGBec/UFT) faz parte da programação da Semana da Pós-graduação, além de ter forte relação com a área de pesquisa do mestrando Tiago Battisti Scapini e com atuação Perícia. O curso teve aulas teóricas e práticas, sendo as práticas realizadas no Laboratório de Microscopia da UFT, em Porto Nacional.
De acordo com o Perito Oficial Biólogo ‘o objetivo do curso foi difundir essa linha de pesquisa na UFT uma vez que meu projeto de mestrado é pioneiro no Estado, essa é a primeira vez que estamos estudando a fauna entomologia de interesse forense do Estado do Tocantins e que os alunos conseguissem compreender os conceitos básicos de entomologia forense e suas principais formas de aplicação na investigação criminal dentro da medicina legal”, destaca o Perito.