Da Ascom
O Perito Oficial Criminal do Tocantins, Leonardo Ribas da Silva Castro é destaque na edição de agosto, da Revista Shooters, publicação especializada em temas relacionados ao tiro esportivo. Com o tema ‘Balística Forense, um olhar para dentro dos laboratórios’, a publicação de autoria do próprio Perito Oficial ocupa cinco páginas da publicação e mostra o trabalho científico desempenhado pelos Peritos na busca pela verdade, e como impactam na sociedade e nos tribunais. A íntegra da publicação em que o Perito Oficial Criminal do Tocantins é destaque pode ser acessada no site da Shooters, no endereço https://revistashooters.com.br/revista-shooters-edicao-no4/
Para Leonardo Ribas da Silva Castro a parte da balística consiste em materializar para a investigação policial, e consequetemente para o Judiciário, todos os vestígios coletados em cena de crimes e oriundos dos institutos de medicina legal personalizado no laudo Pericial Criminal. Esse trabalho, conforme lembra o Perito na reportagem, exemplifica alguns exames que são feitos e mostra casos práticos que resultam positivamente, e posteriormente resultam em condenações.
Outro ponto destacado pelo Perito é que a balística interna é responsável pelo estudo do funcionamento da arma, munições, propelentes e deslocamento do projétil pelo cano da arma e as marcas que cada parte da arma de fogo deixou impressa na espoleta, base do estojo, corpo do estojo, projétil, impondo a cada arma sua individualidade. As ferramentas que produziram a arma de fogo deixaram marcas individuais em cada peça montada. Cada uma delas que entra em contato com a munição, e posteriormente à deflagração.
Por fim, Ribas sustenta que ‘o trabalho do Perito Criminal tem como fundamento a Ciência à Serviço da Verdade, todos os envolvidos nessa busca pela verdade, estão ligados e dependentes uns dos outros, policiais, Ministério Público e magistratura. Em tudo o que fazemos temos sempre a certeza de que precisamos uns dos outros, em nossas vidas pessoais ou no trabalho, em comunhão, podemos ser mais felizes e prestarmos um serviço digno à nossa comunidade, independente das condições financeiras ou de trabalho. Faça por você, sua família e sua comunidade o melhor que possa’, finaliza o Perito.