Da Ascom
O Governo do Tocantins entregou, nesta quarta-feira, 6, a população da cidade de Pau D’Arco, no interior do Estado, a sede de um novo Núcleo de Identificação da Polícia Científica. Com o novo posto, os moradores não mais precisarão se deslocar até outros municípios distantes como Colinas do Tocantins, que fica situada a cerca de 150 km, para solicitar seu RG.
“A chegada desse Núcleo de Atendimento aqui em Pau D’Arco marca o fim dos deslocamentos da população local para outras cidades maiores a fim de poder solicitar um documento tão importante como é o RG”, comemorou a moradora Jenelvora Barbosa da Silva, que foi uma das primeiras a ser atendida pela equipe do Núcleo entregue à população na manhã desta quarta-feira, 6. Ela retirou seu documento de identidade e também o de seu filho.
Ao todo, as equipes do Instituto de Identificação realizaram a entrega de 412 carteiras de identidade, que foram confeccionadas pelo Instituto. A iniciativa foi viabilizada depois que equipes do Instituto estiveram em Pau D’Arco, no último mês de maio, onde durante dois dias, realizaram uma banca itinerante que atendeu os moradores da cidade que pretendiam solicitar a emissão do RG.
A nova unidade recém implantada na cidade de aproximadamente 5 mil habitantes e distante cerca de 420 km da Capital, Palmas, é fruto de uma parceria firmada entre a Secretaria da Segurança Pública, Câmara de Vereadores e a Prefeitura, por meio de assinatura de termo de cooperação técnica. O Núcleo está localizado no prédio que abriga a Câmara de Vereadores da cidade, na Avenida São Domingos de Gusmão, centro da cidade.
O espaço onde passa a funcionar o núcleo de identificação de número 112, em Pau D’Arco, possui mobiliário e equipamentos de informática novos, além de contar com equipe treinada e altamente qualificada para facilitar o acesso do cidadão que necessite solicitar os serviços de emissão de carteira de identidade (RG) e também de atestado de antecedentes criminais.
Sonho antigo
Durante a cerimônia de entrega do novo núcleo, dezenas de cidadãos aguardavam ansiosos para retirar o documento. Sonho antigo da população local que não mais precisará se deslocar até outros municípios distantes como Colinas do Tocantins, que fica situada a cerca de 150 km a fim de solicitar seu RG, que agora poderá ser feito em Pau D’Arco. “Garantir o pleno acesso à cidadania de todos os tocantinenses e descentralizar os serviços essenciais à população”, foi o que ressaltou a diretora do Instituto de Identificação, Naídes César Silva.
A chefe do 3º Núcleo Regional de Papiloscopia, Josimeiry Veloso também destacou a importância da implantação do núcleo de identificação em Pau D’Arco, no sentido de oferecer as condições para que a população do município possa tirar seu RG, seu atestado de antecedentes criminais e assim, exercer a plena cidadania.
“Esse novo espaço cidadão que hoje se inaugura aqui na cidade de Pau D’Arco, vem para atender as demandas da população local que necessita retirar seu documento de identidade ou seu atestado de antecedentes criminais. Desse modo, a Secretaria da Segurança Pública, por meio do Instituto de Identificação e em parceria com a Prefeitura, atende a esse desejo antigo da comunidade, pois é de conhecimento geral que por meio de RG, o cidadão tem acesso a uma série de benefícios sociais e pode validar o pleno exercício de sua vida cívica”, disse Josimeiry.
O prefeito municipal João Batista Neto comemorou a chegada do Núcleo de Identificação em Pau D’Arco e enalteceu a parceria firmada entre a SSP, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, no sentido de viabilizar a implantação do órgão que é um importante benefício a toda à população. “Esse Núcleo é muito importante para nossa cidade e, diante desse fato, sinto-me muito honrado e muitíssimo agradecido por estarmos recebendo mais esse importante órgão que traz mais cidadania e dignidade a toda a nossa comunidade paudarquense”, frisou o gestor municipal.
O evento contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, José Neton Soares, demais vereadores e população em geral. (Com informações da Ascom da SSP-TO).