Da Ascom
O Perito Criminal Oficial David Barnabé, lotado no 1° Núcleo Regional de Pericial Criminal de Araguatins, cidade localizado no Norte do Estado atuou na coleta de provas durante o levantamento pericial do local de um confronto entre criminosos e policiais militares que resultou na morte de dois assaltantes no bairro Bela Vista, em São Miguel do Tocantins.
O caso ocorreu na última terça-feira, 19, naquele município, quando dois assaltantes que haviam roubado uma Fiat Toro na cidade de Itaguatins (Bico do Papagaio) e estavam fugindo para o município de Imperatriz (MA), foram localizados pela Polícia Militar que realizaram perseguição até o município de São Miguel do Tocantins (bairro Bela Vista - divisa com Imperatriz). Na fuga, os assaltantes perderam o controle do veículo e o abandonaram, fugindo e se escondendo em uma residência onde fizeram um morador de refém.
A PM fez o cerco e conseguiu retirar o refém, quando os assaltantes efetuaram tiros contra a PM e estes revidaram. Na troca de tiros os dois assaltantes vieram a óbito no local.
A Perícia Oficial foi acionada por volta das 16h30 e realizou o levantamento pericial de local, coletando todos os vestígios deixados no crime, como cápsulas, projéteis e duas armas de fogo (um revólver calibre .38 e uma espingarda garruncha calibre 16) que estavam em posse dos assaltantes, dentre outros vestígios, com o objetivo de proporcionar ao Inquérito Policial a chamada prova científica ou pericial a partir da análise dos vestígios produzidos e deixados na prática do crime, com a finalidade de esclarecer os fatos por meio de testes comprobatórios e dentro da Lei. Vale ressaltar que a atividade Pericial é prevista no Código de Processo Penal, sendo fundamental e indispensável para a elucidação dos crimes que deixam vestígios.
O Perito Criminal Oficial David Barnabé, lotado no 1° Núcleo Regional de Pericial Criminal - Araguatins TO, informa que “é através da perícia que se prova a materialidade do fato criminoso, onde os estudos são decisivos e as informações passam a ser detalhadas e comprovadas, sendo o Perito Criminal Oficial o profissional que realiza os exames de corpo de delito e elabora Laudos Periciais – em que estarão expostas e materializadas todas as provas coletadas durante o levantamento pericial do local de crime”, destacou.