Da Ascom
Dois peritos criminais da Polícia Científica do Tocantins participaram, nessa segunda-feira, 14, de um treinamento de rapel tático realizado pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER -TO), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública, que ocorreu em diversos locais de Palmas. Os peritos acompanharam o treinamento na condição de convidados para terem uma noção de como poderá ser desenvolvido o curso de local de crime, do qual participarão futuramente.
De acordo com o diretor do CIOPAER -TO, Major Bolentini, o treinamento tem por objetivo aprimorar as técnicas de busca e salvamento, que estão entre as modalidades realizadas pela unidade aérea do Tocantins, rotineiramente.
“A etapa de rapel tático, faz parte do treinamento anual de tripulação. Desse modo, inicialmente o exercício foi realizado na base fixa, que simula a cabine do helicóptero e que fica presa na sede da Escola Superior da Polícia Civil (ESPOL). Posteriormente, foi realizado o exercício de resgate simulado de resgate em casos de afogamentos e naufrágios de embarcações em Palmas, utilizando um cabo, acoplado na ponta com um equipamento chamado Sling”, disse o diretor do CIOPAER.
Segundo o major Bolentini, treinamentos como o ocorrido nessa segunda-feira, são de suma importância a fim de melhor qualificar os tripulantes da unidade aérea para que os mesmos se mantenham atualizados com as mais modernas técnicas de treinamento simulado existente na aviação de busca e salvamento.
“Exercícios simulados como este sempre nos permitem otimizar as ações do grupamento aéreo do Tocantins a fim de que possamos sempre estar preparados para intervir em qualquer tipo de situação, uma vez que o Tocantins possui uma extensa malha fluvial, o que demanda com que o CIOPAR esteja sempre pronto e alerta”, finalizou diretor. (Com informações da Ascom da SSP-TO).