Polícia Científica do Tocantins participa da inauguração do Centro Nacional de Difusão de Ciências Forenses
16/12/2020 - Patricia de Paiva – Governo do Tocantins
Com objetivo de conhecer as novas ampliações e assim agregar maior conhecimento, a Polícia Científica do Tocantins participou na terça-feira, 15, em Brasília, da inauguração do Centro Nacional de Difusão de Ciências Forenses, no Instituto Nacional de Criminalística. O centro foi inaugurado pela Polícia Federal e possui uma área de aproximadamente 30.000 m². Foram criados, ainda, 50 novos laboratórios e de 10 salas de treinamento.
De acordo com a Diretora de Perícias Criminais do Tocantins, Georgiana Ferreira Ramos, que esteve presente no evento, o novo centro de pesquisa em análises Forenses possibilitará maior intercâmbio de informações, pesquisas e cursos de capacitação aos peritos criminais dos estados. Um dos cursos de nosso interesse é o de Identificação de madeiras, entre outras relacionadas a crimes ambientais, pois aumentou essa demanda de perícias no Tocantins.
Perícia Criminal
A perícia criminal analisa os vestígios com o objetivo de elucidar crimes. O Instituto Nacional de Criminalística, que fica na Polícia Federal em Brasília, é o órgão responsável pela coordenação das atividades de polícia científica da União em âmbito nacional.
Dentro desses tipos de crimes, a PF inaugurou laboratórios para análise de asfalto, solo e concreto para investigação de crimes ambientais. Também foi ampliada a capacidade de análise genética e criação de núcleos para atender demandas de estados que não possuem a mesma estrutura de investigação.
Fonte: SSP