SINDIPERITO PROMOVE CURSO SOBRE PSICOLOGIA INVESTIGATIVA E PERFIS CRIMINAIS PARA PERITOS OFICIAIS DO TOCANTINS E COMUNIDADE ACADÊMICA

06/11/2019 04/03/2020 08:35 1233 visualizações

O Sindicato de Peritos Oficiais do Estado do Tocantins (SINDIPERITO) promoveu através de parceria o curso “Criminal Profiling e Psicologia Investigativa”. O evento aconteceu no auditório do Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins, em Palmas, no último domingo, 3, para Peritos Oficiais, Policiais e comunidade acadêmica de Palmas.

O curso foi ministrado pela PhD e Msc em Psicologia Investigativa pela Universidade de Liverpool-Inglaterra e Professora titular dos departamentos de Psicologia e Direito da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Dra. Aline Lobato. Durante toda a capacitação, Dra Aline falou de temas relevantes e inovadores como a Psicologia na Análise do Comportamento Criminal, Psicologia Investigativa na Investigação Criminal e Perfil Comportamental de Assassinos e Serial Killers entre outros assuntos.

A estimativa é que cerca 150 pessoas dentre elas 32 Peritos Oficiais do Tocantins participaram, sendo os Peritos de diversas áreas da Perícia Oficial. O evento teve a participação de psicólogos, advogados, médicos, estudantes universitários dentre outros e foi considerado um sucesso pela organização.




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Para a Dra Aline, essa foi uma oportunidade fantástica de disseminar o conhecimento sobre Psicologia Investigativa e Perfis Criminais aqui no Tocantins. “Gostei bastante dessa oportunidade de transmitir conhecimento para Peritos, policiais, psicólogos e estudantes de cursos variados aqui do Estado, pois a difusão dessa área da psicologia que estuda o comportamento dos criminosos para ajudar a identificar a autoria dos crimes é fundamental para resultados mais positivos e rápidos nas investigações. Meu projeto é explanar esse conhecimento em todo o Brasil. Em outros países, tais conhecimentos já são amplamente utilizados e embora já tenha sido utilizada a técnica em alguns casos no Brasil ainda não é feito o trabalho de forma especializada e regular”.

Segundo o Vice-presidente do SINDIPERITO, Silvio Jaca, a capacitação foi de suma importância, pois trouxe inovação para a Perícia Oficial do Estado. “Essa inovação vem de uma área que já é bastante utilizada em países de primeiro mundo e sempre traz bons resultados onde é aplicada”. Silvio relata ainda as capacitações da palestrante. “Ficamos muito felizes com a vinda da professora Dra. Aline Lobato ao Tocantins, ela que é a única Doutora em Psicologia Investigativa no Brasil. Esse é um dos vários cursos de excelência que nós do SINDIPERITO realizamos para ampliar ainda mais as qualificações dos nossos Peritos. Sem sombra de dúvidas, atingimos nosso objetivo”.